Sabe qual é o top 3 das nacionalidades dos visitantes em Portugal este verão? E quais as cidades mais procuradas?

De acordo com os últimos dados recolhidos pela EasyPark, os estrangeiros que mais visitaram e estacionaram no nosso país são de origem espanhola (26%)

Automonitor
Setembro 11, 2025
14:40

Nos meses de verão, o turismo em Portugal ganha maior tração e os movimentos para o nosso país aumentam significativamente, o que traz consigo também um incremento nas viagens dentro de Portugal, assim como um maior impacto na mobilidade.

De acordo com os últimos dados recolhidos pela EasyPark, os estrangeiros que mais visitaram e estacionaram no nosso país são de origem espanhola (26%), francesa (22%), alemã (13%), italiana (11%) e dos Países Baixos (6,5%). Com o ranking a ser liderado pelos nossos vizinhos espanhóis, estes dados revelam a tendência que os dois países têm de veranear mais próximo de casa.

Esta proximidade permite maiores deslocações em viatura própria, o que reforça os dados da EasyPark.

Mas, não são apenas os residentes de países mais próximos que visitam Portugal. A empresa detentora da aplicação líder de estacionamento a nível mundial registou ainda movimentações de estrangeiros de países como a Finlândia, Suécia, Noruega ou, até, a Islândia.

A mobilidade europeia revela uma maior rede de estradas que ligam os diferentes países, e os dados demonstram que há quem prefira deslocar-se de carro dentro da Europa ou, por outro lado, quando chegam ao seu destino optam por alugar viaturas no local. A agilidade que uma aplicação como a EasyPark traz para gerir as sessões de estacionamento através dos telemóveis dos utilizadores, no seu idioma e com o seu método de pagamento independentemente do país em que se encontrem ajuda a que seja mais fácil, ágil e prático conduzir e estacionar internacionalmente.

O top 10 de nacionalidades fica completo com a Suíça, a Bélgica, a Suécia, a Dinamarca e a Noruega nos lugares seis a dez, respetivamente.

“A mobilidade urbana é algo que nos acompanha, seja no dia-a-dia do trabalho, seja nas férias. O impacto do turismo nalgumas zonas acaba por revelar como a dinâmica de uma mobilidade bem pensada e estruturada pode ser benéfica para o turismo”, referiu Jennifer Amador Tavares de Sousa, diretora para Portugal e Espanha da Arrive.

“Os visitantes em Portugal são cada vez mais. O crescimento turístico é um indicador claro de que o país é bastante atrativo de norte a sul, e as movimentações de visitantes são disso testemunha. Também sabemos que a melhor forma de visitar Portugal acaba por ser de carro, pois permite chegar mais longe e a mais locais”, apontou a responsável. “É por isso que estamos comprometidos em chegar a mais cidades portuguesas, e levar a mobilidade inteligente a mais municípios, mas também a mais visitantes, sejam eles nossos vizinhos de Espanha, ou de terras mais longínquas como é a Noruega.”

Cidades mais visitadas

As cidades mais visitadas pelos estrangeiros são naturalmente Lisboa, mas também Lagos, Sintra, Faro e Olhão, no top cinco. Demonstrando que não apenas a capital, mas também o sul do país continuam a ser um atrativo para os visitantes no tempo de verão.

De facto, entre as dez cidades mais visitadas, apenas Braga, no número nove, não se encontra dentro da área metropolitana de Lisboa ou da região do Algarve.

Uma tendência que acompanha as projeções turísticas do atrativo maior da zona costeira nacional, e da importância de cidades históricas do país.

Destinos dos portugueses

Mas se há cada vez mais estrangeiros a procurar Portugal, os portugueses aproveitam também o verão e as férias mais prolongadas para viajar para fora.

A liderar o top de destinos dos portugueses, e de acordo com os dados da EasyPark está Itália, seguido de Espanha e Países Baixos.

Mas não é apenas a proximidade ou as praias que atraem os portugueses. A EasyPark revela ainda que países como a Hungria, Eslovénia e Rep. Checa estão entre os destinos europeus dos condutores portugueses ao longo dos meses de verão.

Informação de dados

Os dados constantes desta informação são fruto dos registos de utilizadores da aplicação EasyPark, referentes aos meses de julho e agosto de 2025.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.